Muito se tem falado sobre suas propriedades terapêuticas e na prevenção de doenças. Hoje o mundo científico já aceita o chá verde como um alimento funcional, ou seja, um alimento que além de suas propriedades nutricionais normais possuem substâncias chamadas de fitoquímicos que fazem bem à saúde e previnem as doenças.
Benefícios
Além de óleos voláteis e minerais, o chá contém as catequinas, que funcionam como antioxidante, e que em alguns casos pode ter efeitos 5 vezes maiores que as vitaminas C e E. O chá verde contém mais catequinas que o chá preto.
São algumas as funções que acredita-se poderem ser atribuídas ao chá verde e às catequinas: prevenir o câncer, fortificando o sistema imune; manter a pressão arterial em níveis normais; evitar o aumento do colesterol; estimular o sistema nervoso central por causa da cafeína; evitar o envelhecimento precoce por causa dos antioxidantes, etc.
Acredita-se ainda que este chá auxilia no emagrecimento, aumentando o gasto energético e a oxidação das gorduras.
Chá preto x Chá verde
Tanto o chá verde como o preto vêm da mesma fonte, as folhas da planta Camellia sinensis. Mas na verdade a diferença entre o chá verde e o preto está no modo como suas folhas são processadas. No chá verde, as folhas são colocados sob vapor e depois secadas. Assim, os ingredientes naturais não oxidam e preservam mais os nutrientes.
Como preparar
O único problema é que por concentrar muitas substâncias antioxidantes é uma bebida mais amarga. Para evitar isto não se deve ferver o chá, deve ser preparado sempre abaixo dos 90º.
No Japão, eles fazem assim:
Coloca-se as folhas do chá em uma chaleira chamada de “Kyusu” e despeja-se a água fervente por cima.
Deixa-se uns 3 minutos e depois é servida em uma xícara sem alças chamada “Yunomi”.
Daí a pessoa segura com uma mão a xícara e coloca a outra mão por baixo dela.
Normalmente é consumido quente e sem açúcar ou leite. Também não exagere na quantidade, no máximo 1 colher de sopa para cada xícara. As folhas devem estar bem verdes pois se estiverem amarronzadas, é sinal que já estão velhas.
Dicas para consumir o chá verde:
- Na água fervente que vai ser adicionada às folhas coloque especiarias como cravo, canela, aniz-estrelado, etc.
- Sirva com tirinhas de casca de laranja ou limão que foram fervidas anteriormente.
- Depois de pronto, adicione um pouco de suco de frutas como laranja, pêssego ou abacaxi.
- Faça um ponche gelado com ele: Prepare o chá normalmente e ara cada litro de chá pronto adicione 1 xícara de chá de frutas frescas bem picadas, 2 colheres de sopa de hortelã fresca picada e mel à gosto. Deixe pelo menos 4 horas para ficar mais saboroso.
Fonte: Roche
Nenhum comentário:
Postar um comentário